sábado, 3 de maio de 2014

Publicado originalmente no blog dicasderoteiro. Muito bom!

Dicas de Roteiro

01/02/2010

Como registrar e vender o seu roteiro para Hollywood

Arquivado em: Roteiro — valeriaolivetti @ 06:00 
Vender roteiros sendo um escritor amador e desconhecido é uma dificuldade que os próprios roteiristas americanos lutam para superar. Existem vários caminhos, várias respostas, mas escreverei aqui as que achei melhores para nós, brasileiros.
Em primeiro lugar, você deve estar preparado para gastar dinheiro. Cada passo a seguir exigirá que você desembolse uma grana maior ou menor, dependendo das escolhas que fizer.
Você tem um roteiro escrito, reescrito, polido e formatado (vide passo 2) que acha perfeito para ser produzido por Hollywood. Beleza. Siga o passo-a-passo:
Passo 1: Você deve registrá-lo primeiramente no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional. A sede da EDA funciona no endereço: 
Escritório de Direitos Autorais – FBN
Rua da Imprensa, 16 – 12º andar
Castelo – Rio de Janeiro – RJ – 20030-120
Telefones para informações: (21) 2262-0017 e 2220-0039, de 2ª a 6ª feira, das 10 às 16h
Fax: (21) 2240-9179
Leia o FAQ no site da Fundação Biblioteca Nacional – EDA
Endereço eletrônico: eda@bn.br
Passo 2O seu roteiro deve ter a formatação correta, profissional e exigida pelos estúdios. E, obviamente, deve estar escrito em inglês. Hugo Moss lhe ajudará com esses dois problemas. Para formatação, o livro de Moss, Como Formatar o Seu Roteiro, da Editora Aeroplano, é uma mão na roda. E Moss, britânico radicado no Brasil há mais de duas décadas, também traduz roteiros do português para o inglês, fazendo as adaptações necessárias (nem todo tradutor pode fazer este trabalho, Moss já é especializado no assunto). Ele também dá aulas e faz consultorias de criatividade. Entre no site dele aqui para maiores informações. Mesmo que você fale inglês com bastante fluência, eu não recomendo que você traduza o seu roteiro sozinho. É diferente a tradução de um estrangeiro da de uma de um nativo da língua. Meia dúzia de frases estranhas para o leitor e ele jogará o seu roteiro de lado. Os próprios americanos correm este risco, eles mandam seus trabalhos para um monte de especialistas para polir os roteiros ao máximo; nós, então, temos que multiplicar os nossos cuidados.
Passo 3Agora você precisa registrar o seu roteiro no Writer’s Guild of America (West ou East, ou seja, na Califórnia ou em Nova York). Eles cobram uma taxa de 20 dólares para não-membros e o registro vale para 5 anos, quando você deve renová-lo, pagando nova taxa. Entre no site do WGA – West para  maiores informações.
Os americanos dizem que para se conseguir vender um roteiro para um grande estúdio é imprescindível ter um bom agente para lhe representar. E para conseguir um bom agente para lhe representar é imprescindível vender o seu roteiro. E assim vai, num ciclo vicioso eterno. Como quebrar essa corrente?
Passo 4: Muitos roteiristas conseguem os dois ao mesmo tempo. Concursos de renome são uma boa porta de entrada para a indústria. Os primeiros colocados conseguem tanto vender seus roteiros, quanto arranjar um bom agente rapidinho. Abaixo estão alguns sites (em inglês) com listas dos melhores concursos de roteiro dos EUA:
Fique atento para os requisitos das inscrições. Muitos determinam que apenas americanos podem participar. Procure por concursos internacionais. A maioria exige que o candidato seja amador, ou seja, não pode ter vendido nenhum roteiro na vida, nem trabalhado como roteirista contratado. Informe-se.
Mas suponha que você já tenha trabalhado como roteirista, ou não queira gastar tempo nem dinheiro mandando seus roteiros para concursos (todos cobram uma taxa de inscrição), ou que você não ganhe nenhum concurso, ou que o seu roteiro não seja exatamente do tipo que ganha concursos; um drama experimental, por exemplo. Não se preocupe, este não é o fim da estrada para a sua obra.
Uma das dicas mais interessantes para vender roteiros que já li foi dada por William C. Martell:
Passo 5: Faça uma lista dos filmes que você tenha gostado e que tenham o mesmo gênero, tema e estilo do seu roteiro. Veja quem foram os produtores destes longa-metragens (no verso da caixa do DVD ou no site IMDB).
Passo 6Procure os endereços de contatos desses profissionais no livro Hollywood Creative Directory, que é atualizado anualmente (você pode comprá-lo pela Amazon).
Passo 7: Envie uma cópia de seu roteiro para cada produtor, junto com uma carta de apresentação (em inglês, claro). Não esqueça de colocar o seu email de contato (e seu número de telefone, se conseguir conversar fluentemente em inglês).
Não o envie para grandes produtores, nem donos de estúdio. Steven Spielberg, James Cameron, Mel Gibson e outros profissionais desse nível não têm tempo para ler roteiros sem a referência de uma boa indicação. Produtores desconhecidos podem lhe providenciar isso. Esses produtores sempre estão à procura de boas histórias para filmar, suas chances são muito maiores com eles. Se eles já produziram algo de qualidade e na mesma linha da sua história, a chance de que eles se identifiquem com o seu trabalho é bem maior do que com um produtor qualquer, escolhido na sorte.
Não mande o seu roteiro para dezenas de produtores de uma vez só. Eu sei que dá vontade de resolver tudo logo, mas se você fizer isso, e não receber nenhuma resposta por uma, duas, três semanas, dois meses, sete meses, um ano, você ficará louco de ansiedade!
Tenha disciplina e método: comprometa-se a enviar apenas um roteiro por semana. Assim, se você receber uma resposta antes, ótimo. Se não, você continuará mandando seus roteiros para todos que puder. Um ano tem umas 52 semanas. Tirando o Natal e Ano Novo, quando ninguém trabalha mesmo, sobram 50 semanas. Envie então o seu roteiro para 50 produtores. Você gastará uma boa grana com correio!
Neste ano de espera você deverá continuar escrevendo. Ao fim desse tempo você terá outro longa-metragem nas mãos. Se você recebeu uma oferta para vender o primeiro trabalho, excelente! Caso contrário, deixe ele de lado por um tempo (pode ser que você queira reescrevê-lo e melhorá-lo no futuro) e repita todos os passos com o novo roteiro. Eu sei, é um trabalhão e muito gasto, mas pode valer a pena. Quem não arrisca não petisca, não é mesmo?
Você pode achar que está jogando o seu dinheiro fora, assim:
Mas acabar ficando montado na grana, assim:
 
Qualquer que seja o caminho que você escolha, boa sorte! E continue sempre acreditando no seu trabalho e na sua arte.
Uma boa escrita pra você hoje!

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